quarta-feira, 5 de junho de 2013

Somos a 1ª Unidade de Saúde da Família da CAP 5.3 a realizar o exame de RETINOPATIA.




Nesta semana, nossa unidade estará realizando o exame de Retinopatia em pacientes de todo o nosso território.


Só quem ganha é a população, com acesso rápido e fácil próximo de suas casas.









Retinopatia Hipertensiva

A hipertensão arterial sistêmica, doença extremamente comum no idoso, pode acometer os olhos. Geralmente a parte mais afetada do olho é a retina, parte responsável pela transformação da luz em impulso nervoso, que é captado pelo cérebro, permitindo enxergar. A doença de retina causada pela hipertensão arterial, chamada de retinopatia hipertensiva, e a doença do nervo óptico, que também pode ser acometido, podem causar baixa de visão nestes pacientes. 
As alterações vasculares causadas pela hipertensão arterial no olho dependem da rapidez de instalação da mesma, tempo e duração da doença e da idade do paciente. As alterações que ocorrem nos vasos retinianos ocorrem de forma semelhante nos rins, cérebro e outros órgãos. Ao contrário dos outros órgão, a realização de um exame oftalmológico da retina permite que o especialista observe esses vasos ao vivo, determinando a gravidade da doença. Este é o chamado exame do fundo de olho direto e/ou indireto. 

Retinopatia Diabética

é uma complicação do diabetes, caracterizada pelo nível alto de açúcar no sangue, que provoca lesões definitivas nas paredes dos vasos que nutrem a retina. Em conseqüência, ocorre vazamento de líquido e sangue no interior do olho, desfocando a visão. Com o tempo, a doença se agrava e os vasos podem se romper, caracterizando a hemorragia vítrea podendo levar ao descolamento da retina. O diabetes pode ainda causar o surgimento de vasos sanguíneos anormais na íris, ocasionando o Glaucoma. A Retinopatia Diabética apresenta comportamento mais agressivo, com risco de perda da visão, nos pacientes insulino-dependentes. O controle rigoroso do Diabetes Mellitus, caracterizado pela deficiência da insulina, retarda o aparecimento e reduz a progressão da doença. Uma vez instaladas, as alterações retinianas não se modificam significativamente com a normalização da glicemia, necessitando de tratamento oftalmológico específico.


0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua um com Av. Canal Três - S/Nº - Santa Cruz

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3365-5365

Tecnologia do Blogger.